Vereadores cobram informações sobre instalação de praças de pedágios nas estradas da região
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 1 de abril de 2025, teve três eixos relacionados a pautas. O primeiro surgiu por causa de requerimento do vereador Lucas do Samu, solicitando Requerimento ao grupo CCR solicitando informações sobre os valores das tarifas nos pedágios a serem criados na rodovia Bunjiro Nakao (segundo projeto da Artesp, empresa do Governo do estado que negocia privatização de estradas, nos quilômetros 91,5 e 56,1). Teor semelhante ao assunto já haviam solicitado explicações pelos vereadores Francine Bello e Rodrigo Moraes. Outros vereadores apoiaram a medida de saber detalhes da instalação de totens de pedágio e estratégia de cobrança e valores.
Projetos aprovados – Outro eixo foram os quatro projetos de lei que foram debatidos, votados e aprovados – todos por unanimidade. Um que estabelece novas regras para agendamento de consultas médicas na rede pública de saúde do município, aceitando agendamento via WhatsApp (zap) e telefone – alterando a Lei 1.676/2011. A autoria é da vereadora Francine Bello.
Outro que cria o programa “Observatório da Violência contra a Mulher", de autoria do vereador Carlinhos Marques (PLO 05/2025), contendo organização de banco de dados municipal e a divulgação periódica norteando políticas públicas de proteção e inclusão social de mulheres vítimas de violência.
Também foi aprovado o PLO 10/2025, de autoria de Lucas Pires, que obriga a retirada de fio soltos nos postes da cidade e estabelece normas para que o excesso de fiação não prejudique a paisagem urbana.
E o Projeto de Lei Complementar (PCL) nº 51/2025, também de autoria do vereador Lucas Pires, dispõe sobre a criação de cargos de emprego público para provimento de vagas de professor de Educação Física, carência constatada na rede pública de ensino de Ibiúna.
Indicações – Também fez parte da Sessão Legislativa (3º eixo) a mais de uma dezena de indicações, nas quais os vereadores solicitaram à Administração Municipal - principalmente - melhora em vias e estradas, como motonivelamento, limpeza de mato e “tapa buracos”, a troca de lâmpadas queimadas e melhoria na iluminação pública e reforma em próprios públicos, como os ginásios de esportes da cidade.
A próxima sessão está marcada para dia 8 de abril, terça-feira, a partir das 9 horas, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em: https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.