Secretário explica gestão da Saúde Pública
Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Dr. Walmir Bortolotto Júnior, foi realizada no fim da manhã desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022.
Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio dos servidores Márcia Matos, do Centro de Especialidades; da representante da secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geane Medeiros; e da representante do Centro de Reabilitação, Fernanda Godinho de Góes.
Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara, vereadores Fausto Dourado e Luiz Fernando Piu; dos vereadores Naldo Firmino, Aladim Geraldo Amaro, Volnei Galvão e Lino Junior.
Também participou, representando o Conselho Municipal de Saúde, Levi Cardoso de Oliveira.
Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações:
- montante e fonte dos recursos aplicados no período;
- oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;
- informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.
Vereadores perguntam – Atrasos no pagamento dos contratos dos prestadores de serviços e a condição atual dos postos de saúde foram alguns dos assuntos questionados na audiência.
Também houve perguntas sobre especialidades médicas e sobre possibilidade de realização de mutirões para diminuir filas de especialidades, principalmente nas áreas de oftalmologia, neuropediatria e outras.
O gerenciamento do transporte de pacientes e a quantidade e qualidade de ambulâncias também foram avaliadas. Sobre deslocamentos, foi perguntado se se normalizou a ida de fisioterapeutas em atendimento domiciliar.
Outras pautas foram como melhorar o gerenciamento do Sistema Cross, que oferece vagas para tratamentos em outros municípios; as reformas das instalações prediais para a saúde e compra de suprimentos.
Público participou – A população também pode fazer questionamentos. Duas cidadãs fizeram sugestões no microfone do plenário da Câmara Municipal.
Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q