Saúde Pública de Ibiúna foi tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

por Pedro Jorge Courbassier publicado 23/05/2024 14h18, última modificação 23/05/2024 14h18
Encontro mostrou números e atendimentos feitos pela rede pública municipal nos últimos quatro meses, além de responder, com equipe técnica, questões sobre a qualidade do serviço prestado e possibilidades de melhorias.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Fausto Dourado, foi realizada nesta quinta-feira, dia 23 de maio, a partir das 11 horas, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre janeiro, fevereiro, março e abril deste ano.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu a maioria das indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio do secretário municipal de Governo, Tiago Albertim, a da secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávia Adad Denardi; e de servidores municipais responsáveis por áreas técnicas afins, como Zoonoses, Centro de Especialidades, Coordenadoria das UBSs Rurais, Posto de Saúde Central, Caps, entre outros profissionais da Saúde Pública.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos, vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara, Luiz Fernando Piu e Aladim Geraldo Amaro; bem como os vereadores, Rozi da Farmácia, Naldo Firmino, Lucas do Samu, Paulinho Dias, Walmir Bortolotto Júnior, Jair Marmelo e Pururuca.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório com informações sobre o montante e a fonte dos recursos aplicados no período; oferta, número de atendimentos e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada e o Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), mais o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827.

Perguntas dos vereadores – Entre os questionamentos feitos pelos vereadores presentes estão temas como:

- Atendimentos e possíveis melhorias nos postos de saúde da Zona Rural;

- Demora na realização de cirurgias e retomada de cirurgias vasculhares no Hospital Municipal;

- Situação da condição atual de pagamento, vigência de férias de funcionários e qualidade da prestação de serviço das empresas prestadoras contratadas;

- Mudança do responsável pela Zoonoses e retomada do programa de castração;

- Fornecimento e falta de medicamentos, além do cumprimento de mandatos de segurança para fornecimento de remédio alto custo;

- Casos de dengue no município e providências tomadas;

- Fornecimento de Equipamentos de Proteção e Segurança (EPIs) aos prestadores de serviços médicos e ambulatoriais;

- Transporte de paciente e demora na compra de veículos, com verbas de emendas parlamentares impositivas setores da Saúde;

- Atuação da Assistência Social e atendimento e providências junto a moradores de rua e dependentes químicos;

-Aumento no número de dias e horários para atendimentos nas unidades de saúde;

- Contratação de mais motoristas para veículos da saúde, bem como mais funcionários (técnicos, enfermeiros e médicos);

 

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oGDu2oLF0GQ).