Problemas na Saúde: Aprovada formação de Comissão Especial de Vereadores
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, reunida em sessão ordinária nesta terça-feira, dia 11 de setembro, teve intensos trabalhos e o que mais causou debates foi o Projeto de Resolução nº 17/2081, de autoria do vereador Devanir Cândido Andrade/Davanil da Ressaca, que constitui uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) com o objetivo de “elaborar estudos relativos à atual situação dos serviços públicos de saúde prestados no âmbito do município.”
Ainda segundo o projeto, a CEV será composta por cinco membros (ainda não definidos) e terá prazo de 180 dias para apresentar suas conclusões, podendo ser prorrogável.
Na justificativa, o vereador Devanil defendeu na tribuna a criação da Comissão, “tendo em vista dos graves problemas enfrentados pelo município no campo dos serviços públicos de saúde” e que é intenção dos vereadores, após a finalização dos estudos da CEV, “propor providências ao Chefe do Poder Executivo, que tragam efetiva melhoria no setor.”
Outros vereadores subiram a tribuna. A maioria destacou as falhas no atendimento médico público e chamou a atenção para fazer valer a representação popular de cobrar melhores serviços. Por isso todos endossaram a formação da Comissão.
Outras pautas – O vereador líder do prefeito na C6amra, Dr. Rodrigo de Lima, apresentou e pediu urgência ao Projeto de Lei nº 89/2018, do Poder Executivo, que estabelece os critérios para um PDV – Plano de Demissão Voluntária – junto aos funcionários públicos municipais. Aprovada a urgência o projeto foi aprovado devendo a Prefeitura apresentar as condições de adesão ao esse PDV.
Requerimentos aprovados – Os vereadores Rzii Aparecida Domingues Soares Machado/Rozi da Farmácia e Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino apresentaram requerimentos. A vereadora teve aprovado o que solicita à Prefeitura informações e cópias dos documentos referentes às casas do Conjunto Habitacional Bairro Gemima: “Quando serão entregues as casas? Qual forma de escolha dos contemplados? Qual empresa responsável pela obra?” e outras questões afins.
Informações sobre a contratação da nova empresa responsável pela coleta de lixo em Ibiúna teve requerimento pedido de discussão e será novamente debatido em sessões futuras. Mas o assunto não terminou: o vereador Naldo teve aprovado requerimento que pede à Prefeitura detalhes sobre a nova operação de coleta de lixo: Nome da empresa prestadora do serviço; quantos caminhões trabalham; o número de funcionários e itinerários da coleta foram as indagações aprovadas na sessão.