Reunião Pública sobre saneamento básico é realizada na Câmara de Ibiúna
A Câmara Municipal de Ibiúna foi sede na manhã desta quinta-feira (21) de uma Reunião Pública para informar e debater sobre o que falta para a finalização do processo de saneamento e coleta de esgosto no bairro Vargem do Salto. A partir das informações levantadas, o Legislativo Municipal vai poder saber quais melhores ações para conquistas semelhantes em outros bairros.
Participaram da reunião os vereadores Naldo Firmino (presidente da Câmara Municipal), Valney Galvão (morador do bairro Vasrgem do Salto) e Rozi da Farmácia; a presidente da ONG (Organização Não Governamental) SOS Itupararanga, Viviane Oliveira; o representante da Sabesp, Alexandre Veiga Vieira; os secretários municipais Antônio Rafael Dias Ribeiro (Meio Ambiente) e Valdir Messias de Almeida (Saúde); além de funcionários públicos que autam no bairro.
Durante o encontro foi mostrada a situação, pela Viviane da SOS Itupararanga, dos recursos hídricos naturais, rios e córregos da região, bem como o mapa da rede de esgoto feita pela Sabesp para o bairro, e dados estatísticos das ligações para a coleta no bairro: a capacidade para recebimento é de 250 imóvies, mas nem 30 estão efetivados. A partir daí, cada ente comentou, sugeriu e cobrou um esforço comum para que se estabelece estratégia a fim de cumprir esse saneamento o mais rápido possível.
Imóveis do Pode Público – Entre os imóveis que não estão conectados regularmente à rede de esgoto há dois próprios públicos, a Unidade Básica (UBS) e o Posto de Saúde. O presidente da Cãmra, vereador Naldo Firmino conseguiu o compromisso dos secretários municipais presentes para que a Prefeitura possa, o quanto antes possível, executar essas obras.
A escola pública do bairro está com a coleta regularizada. A diretor do estabelicmento, Mayara Petrelli, comentou que o custo da obra é mais do que compensado, pois não há mais necessidade de fazer a limpeza da fossa anualmente, nem a preocupação com vazamentos e mau cheiro.
Os profissionais de saúde que atuam no Vargem do Salto relataram que a falta de saneamento no bairro impacta sobre a saúde da população, pois os registros tem mostrado aumento no número de verminoses e problemas com o crescimento de crianças.
Os vereadores Valney e Rozi também analisaram a situação e pediram o comprometimento de todos para sanar a situação. Inclusive o verador Valney Galvão pediu a palavra e disse que, como pedreiro, poderia ser voluntário para ajudar nas obras.
Uma nova reunião, para se medir os avanços das obras, poderá ser marcado até o fim do ano.