Plano de carreira pra GCMs é aprovado pela Câmara
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 2 de abril, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve apresentação, debate e votação, em regime de urgência, do Projeto de Lei Complementar nº 412/2024, que promove a reestruturação do plano de cargos e salários da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna.
Para que a aprovação do projeto enviado na véspera (1º) à Câmara Municipal pelo Executivo ocorresse na sessão desta semana, a Mesa Diretora abriu uma Sessão Legislativa Extraordinária logo após a Sessão Ordinária, pois a demanda era por uma votação em dois turnos. Agora, para efetiva validação do novo plano de carreira da GCM, falta apenas a sanção do prefeito.
A audiência da sede da Câmara estava lotada com presença de guardas civis municipais, que aplaudiram a aprovação ao final do trâmite.
Requerimentos – Além da aprovação do plano de carreira da GCM, requerimentos foram apresentados durante a Sessão Legislativa. O vereador Naldo Firmino cobrou informações do Poder Executivo sobre chamamento e quantia de vagas em concursos públicos promovidos pela Prefeitura da Ibiúna.
A vereadora Rozi da Farmácia solicitou informação ao Executivo sobre o motivo de não haver sido apresentado a revisão geral anual salarial dos servidores públicos. Também solicitou informações sobre a falta de profissionais para atendimento em unidades de saúde como Cras (Centro de Referência de Assistência Social) , Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Núcleo de Apoio e Assistência Inclusivo Novo Arco-Íris.
Outros três requerimentos foram apresentados pela vereadora Rozi ao chefe do Poder Executivo (prefeito). O que pede informações sobre a finalização da compra de veículo para auxílio para a Patrulha Maria da Penha, da GCM. A vereadora lembrou que destinou verba por emenda impositiva parlamentar (nº 39/2023) e que a documentação está toda no setor competente.
Também pediu informações do cronograma de rondas da GCM, como a Ronda Escolar, na região central, nos bairros. Segundo Rozi, muitos munícipes dizem sentir falta e diminuição nessas rondas. E quer saber o valor dos gastos utilizados para a organização da corrida de rua em alusão ao aniversário do município, que, segundo a vereadora, não esteve a contento segundo alguns competidores.
Assista - Todas as sessões podem ser acompanhadas na íntegra pela TV Câmara Online - em: https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/.
A próxima sessão está marcada para dia 9 de abril, terça-feira, a partir das 9h30.