Participação de vereadores no Congresso de Municípios antecipará Sessão Ordinária do dia 24 de abril
Uma Comissão Especial de Vereadores e Vereadoras vai representar a Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna no 61º Congresso Estadual de Municípios, que será realizado entre os dias 24 e 28 de abril, em Campos do Jordão/SP. Para isso, a Sessão Ordinária desta terça-feira (28 de março) votou e aprovou tanto a constituição dessa Comissão, quanto a antecipação da Sessão Ordinária a ser realizada no dia 25 de abril, para um dia antes, a segunda-feira, dia 24.
Caberá à Mesa da Câmara, por meio de portaria, nomear os membros da Comissão Especial de Vereadores e Vereadoras, mediante requerimento do(a) Vereador(a) interessado(a) solicitando a inscrição.
Mesmo horário - A Sessão Ordinária antecipada para o dia 24 de abril de 2017, vai começar no horário de costume, às 9 horas.
As despesas decorrentes da execução da resolução que constituiu a Comissão Especial de Vereadores e Vereadoras, que vai representar a Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna no 61º Congresso Estadual de Municípios correrão por conta de dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento vigente.
Importância da participação - A organização do Congresso de Municípios é feita pela Associação Paulista de Municípios (APM) e nasceu de um movimento surgido na década de 1940, denominado Bandeira dos Prefeitos. Ao longo desses anos, a APM tem cumprido papel político na sociedade como entidade suprapartidária, assessorando os municípios nas questões técnicas, administrativas e jurídicas, na organização dos serviços públicos e na defesa dos seus interesses, diante dos Poderes Executivos e Legislativos, da União e do Estado, na busca pela emancipação política e financeira.
Realizado anualmente o Congresso Estadual de Municípios contará com a participação de Vereadores(as) e Prefeitos de todos os municípios do Estado de São Paulo, reunindo a classe política do Estado e do País, como Ministros, Secretários de Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Eles discutem os principais temas que afetam diretamente municípios. O encerramento, tradicionalmente, é presidido pelo Governador do Estado.
Nesse contato direto com as autoridades, novos subsídios e programas para podem ser trazidos para o município. A programação reúne, ainda, Seminário de Atualização em Administração Pública, Programação Especial (voltadas as primeiras-damas e presidentes do Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo debater políticas públicas sociais) e Exposição Paralela de Produtos e Serviços.
Gestão Eficiente - O tema deste ano, “Gestão Eficiente”, desenvolverá todo o conteúdo programático do Congresso que será debatido por gestores e especialistas, com o propósito de fomentar e compartilhar experiências exitosas no âmbito local.
Os congressistas também terão a oportunidade de conhecerem na exposição de produtos, as novas tecnologias e serviços disponibilizados aos municípios, com novas soluções e alternativas que levam à modernização das administrações públicas.