Vereadores padronizam cores oficiais do Município

por Marcos Pires de Camargo última modificação 29/11/2019 16h37
Vereadores padronizam cores oficiais do Município

A Câmara Municipal de Ibiúna aprovou na última segunda-feira (24) uma Lei padronizando as cores do município em prédios públicos, uniformes escolares e esportivos. Com o projeto, de autoria do vereador Professor Eduardo (PT), tais locais deverão usar as cores da bandeira ibiunense: azul, verde e branco. Apenas os vereadores Paulinho Sasaki (PTB) e Ismael Pereira (PRB) foram contrários a iniciativa.

De acordo com Eduardo, o objetivo da Lei é evitar a pessoalidade e o desperdício de dinheiro público com a pintura dos prédios a cada mudança de administração. “Cada prefeito que entrava mudava as cores para a do seu time preferido ou do seu partido. Acho errado isso porque ninguém é dono da cidade e a Lei diz que as administrações precisam ser impessoais. É necessário usar as cores do nosso município, padronizadas”, explicou o vereador.

Ele disse ainda que algumas cores até atrapalhavam o aprendizado dos alunos. “Sabemos que cores fortes como preto e vermelho, de acordo com estudos psicológicos, causam agitação e isso não é bom em um ambiente de concentração como uma escola ou um hospital. Tons suaves são bem mais apropriados. Queremos dar uma identidade ao município. A maioria das cidades da região já possui este padrão”, acrescentou Eduardo.

Jamil Marcicano (DEM) parabenizou Eduardo pela iniciativa e disse que esta era uma Lei que já deveria ter sido aprovada há muito tempo. “Sempre tive vontade de criar este projeto, mas nunca me deixaram porque o autoritarismo imperava no município. É uma lei que parece simples, mas é muito importante. Se um doente vai ao hospital e entra em um ambiente com cores fortes como vermelho e preto saem piores do que entraram. Estava mais que na hora de usarmos as cores da nossa bandeira na nossa cidade”, ressaltou Jamil.

O vereador Pedrão da Água (PTB) também fez questão de parabenizar a iniciativa de Eduardo. Ele acrescentou que tal lei é mais uma maneira de organizar o município. “Toda forma de organização é bem vinda. Queremos criar uma identidade a Ibiúna. Como são-paulino, gosto do vermelho, preto e branco, que são as cores do meu time e do meu partido. Porém, temos que ver o que é melhor para o município. Nada mais justo que adotar as cores da nossa bandeira, pois os prédios não são dos administradores, mas sim do município”, concluiu.

Pouca importância

Já o vereador Paulinho Sasaki (PTB) disse que votou contra a Lei por achar o projeto de pouca importância. “Acho que cada prefeito tem o direito de colocar a cor que bem entender nos prédios e nas obras públicas, até para identificar a autoria de cada construção. Além disso, já é uma tradição em Ibiúna as administrações serem marcadas cada uma com uma cor”, justificou Sasaki.