Vereadores de Ibiúna realizam sessão extraordinária para aprovação do Plano de Carreira dos professores

por Marcos Pires de Camargo última modificação 05/12/2019 17h30

Vereadores elogiaram os professores pela mobilização que fizeram em prol do projeto

A Câmara Municipal de Ibiúna realizou no último dia 7 uma sessão extraordinária para aprovar o Plano de Carreira dos professores do município. O projeto era uma reivindicação antiga dos educadores e irá garantir melhores salários e condições de trabalho à classe. A proposta foi aprovada por unanimidade e recebeu elogios de todos os parlamentares.
Como o projeto chegou horas antes do começo da sessão, uma comissão formada por professores, Conselho Municipal de Educação e representantes da Secretaria de Educação se reuniu com os vereadores para explicar detalhes da proposta.
De acordo com o vereador Professor Eduardo (PT), há mais de 12 anos os docentes vem lutando para alcançar este benefício. “Completo, em janeiro, 26 anos de magistério e sei bem o que é ser professor e de toda luta da classe por melhores condições de trabalho e um salário digno. Este projeto vem contemplar toda mobilização emplacada pelos docentes, realizada de forma coletiva, com diversas reuniões e diálogo aberto com a Secretaria de Educação. Com o professor mais valorizado e reconhecido, todos irão se dedicar mais e quem ganha com isso é a população ibiunense”, ressaltou Eduardo.
Ele explicou ainda que, com este projeto, serão extintos os professores eventuais contratados aleatoriamente para serem criadas vagas de adjuntos, que serão concursados especificamente para cobrirem as faltas e licenças dos titulares. “Isso garantirá mais qualidade no ensino e continuidade do trabalho realizado dentro da sala de aula. Ainda há alguns ajustes nesta a Lei a serem feitos ao longo dos anos, como a criação de vagas para professores de Educação Física e de Música, que é uma exigência do Ministério da Educação para entrar em vigor em 2012. Entretanto, no momento, este projeto ora aprovado é o mais adequado para o município”, explicou o vereador.
Jamil Marcicano (DEM) afirmou que desde 2006 já apresentou um requerimento solicitando ao prefeito na época a montar o Plano de Carreira dos Professores, mas nada havia sido realizado até então. “Já passou da hora dos educadores ibiunenses serem beneficiados com esta Lei. Parabéns ao esforço de toda a classe, que se mobilizou e lutou para que este projeto fosse elaborado”, salientou Jamil.
Já o vereador Ismael Pereira (PRB) disse que este foi um dos projetos mais importantes aprovados por esta Legislatura. “Foram mais de 12 anos de luta e nenhum prefeito teve a sensibilidade de realizar uma Lei tão benéfica para a educação do município. Parabenizo o Coiti Muramatsu (PV) que se empenhou e, assim como conseguiu superar a crise na saúde, vem sendo um dos melhores prefeitos também para o setor de educação. Ele já havia repassado as sobras do Fundeb aos professores e, com este projeto, são mais de R$ 2 milhões a mais investidos no setor”, ressaltou Ismael.
Até mesmo o vereador Paulinho Sasaki (PTB), que recentemente declarou fazer oposição ao atual prefeito, elogiou a atitude de Coiti em realizar o Plano de Carreira. “Apesar de o projeto ter chego tarde, tenho que elogiar e aprovar iniciativas benéficas à população. É um momento importante para a classe pedagógica de Ibiúna. Futuramente, outros setores também terão que ter seu plano de carreira”, lembrou Sasaki.
Finalizando, o vereador Pedrão da Água (PTB) enfatizou este projeto foi uma verdadeira demonstração de democracia, sendo que todos os envolvidos puderam opinar e chegar a um acordo benéfico. “Em outros tempos, viravam as costas para Educação e não estavam nem ai para os professores. Atualmente isso mudou, pois tanto a prefeitura como a Câmara, ouvem os anseios dos educadores e procuram a melhor maneira de superar os problemas do município”, concluiu Pedrão.
O presidente da Câmara Municipal, Charles Guimarães (PRB) também foi bastante elogiado por realizar a sessão Extraordinária e colocar em votação o projeto em tempo recorde. “Fazem 12 anos que os professores esperavam este plano. Já era tempo demais. Por isso, colocamos o documento para ser aprovado com máxima urgência”, justificou Charles.