Pedrão da Água participa de evento com a presidente Dilma

por Marcos Pires de Camargo última modificação 09/07/2015 09h46
Pedrão da Água participa de evento com a presidente Dilma

Pedrão da Água no auditório principal do evento

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Pedrão da Água (PTB), prestigiou, no último dia 18, o lançamento do Programa “Brasil Sem Miséria” para Região Sudeste. O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ministros, secretários de Estado, senadores, deputados e outras autoridades da política nacional. A primeira-dama e secretária da Promoção Social de Ibiúna, Aparecida Muramatsu, também participou do lançamento.
As medidas anunciadas na cerimônia visam retirar da situação de extrema pobreza 2,7 milhões de habitantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dilma assinou convênios com os governadores dos quatro estados: Antônio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP), Renato Casagrande (ES) e Sérgio Cabral (RJ). Eles se comprometeram a colaborar com a iniciativa federal, lançada em julho e voltada a atender cidadãos que têm renda mensal inferior a R$ 70.
De acordo com Pedrão, as medidas anunciadas pela presidenta serão muito importantes para Ibiúna, uma vez que o município possui um grande número de famílias carentes que poderão se beneficiar de tais projetos. “Além de nos inteirarmos sobre o programa, durante o evento, também aproveitamos para conversar com deputados, secretários e políticos influentes, ocasião em que solicitamos diversos benefícios a população ibiunense. Foi muito proveitoso o encontro”, ressaltou o vereador.
Programas unificados
Em São Paulo, os governos estadual e federal vão integrar seus programas de renda mínima. Com um único cartão, famílias que se enquadrem nos critérios poderão receber benefícios do Bolsa Família e do Renda Cidadã (programa paulista).
O Renda Cidadã paga benefícios de até R$ 80 por mês a 161 mil famílias de São Paulo. Segundo Alckmin, com a parceria, 300 mil famílias passarão a receber algum tipo de auxílio. Ao todo, cerca de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas. "Ultrapassamos um período de disputas para unir esforço em prol dos que mais precisam", disse o governador, ressaltando que a parceria entre os governos é um "marco" para o país.
Expansão
O Plano Brasil sem Miséria, no Sudeste, prevê ainda a expansão da rede de ensino técnico, além da instalação de unidades básicas de saúde e centros de assistência social. Prevê também medidas de incentivo à agricultura familiar na região.
Agricultura Familiar
Na mesma cerimônia, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, assinou acordo com representantes da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) dos quatro estados do Sudeste para a compra de produtos de agricultores familiares.
"O Brasil sem Miséria é compromisso do governo, mas é também da sociedade", afirmou a ministra, em discurso. "Os empresários estão atendendo ao nosso chamamento"
Segundo o vereador Pedrão, a medida irá beneficiar diversos ibiunenses, já que a maioria dos produtores do município faz parte da agricultura familiar.