Aprovado projeto que autoriza instalação de hemodiálise em São Roque

por Marcos Pires de Camargo última modificação 09/07/2015 09h45
Aprovado projeto que autoriza instalação de hemodiálise em São Roque

Em março deste ano, vereadores de Ibiúna, Mairinque e São Roque se reuniram para pedir a abertura do Centro de Hemodiálise

Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Roque o projeto de Lei de autoria do Prefeito Efaneu Nolasco Godinho (PSDB), autorizando o uso do prédio situado ao lado da Santa Casa da cidade para a instalação de serviços de hemodiálise que irão beneficiar diversos pacientes da região que utilizam deste tratamento, inclusive ibiunenses. Há vários anos, vereadores de Ibiúna, prefeitos e, ultimamente o secretário Municipal “Paulinho da Saúde”, estão pleiteando tal benefício, que irá facilitar muito a vida dos pacientes ibiunenses que atualmente precisam viajar até três vezes por semana para fazerem hemodiálise em Itu, Sorocaba, São Paulo e outras cidades distantes. No inicio de agosto, o Professor Eduardo (PT) enviou à Câmara Municipal de São Roque uma Moção de Apoio ao projeto, assinada por todos os demais parlamentares. Em março deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Pedrão da Água (PTB) e o Professor Eduardo já haviam se reunido com representantes do Ministério da Saúde, a ex-deputada Estadual Iara Bernardes, vereadores de Mairinque e de outras cidades vizinhas para discutir a implantação do Centro de Hemodiálise de São Roque. De acordo com Pedrão, só em Ibiúna, aproximadamente 40 pessoas utilizam transporte da prefeitura para fazerem hemodiálise em municípios como São Paulo, Osasco, Sorocaba e até Indaiatuba. “São mais de R$ 50 mil gastos pela prefeitura de Ibiúna por mês com esse tipo de transporte. Isso sem contar o incômodo para esses pacientes já debilitados terem que viajar um dia sim outro não para cidades tão distantes. Além da economia aos cofres públicos, será muito mais confortável aos munícipes ter a hemodiálise na vizinha São Roque. Vamos continuar cobrando para este Centro possa funcionar o mais rápido possível”, declarou Pedrão. 5 anos de atraso Uma verba de R$ 460 mil foi disponibilizada em 2000 pelo Governo Federal para construção do prédio junto a Santa Casa de Misericórdia de São Roque, que doou o terreno para implantação do centro de hemodiálise. A construção foi concluída em 2006, mas, desde então, o tratamento não era ainda oferecido e o prédio estava quase que abandonado. Com a aprovação da Lei, uma empresa terceirizada fica responsável por instalar, implantar e iniciar os serviços de hemodiálise em, no máximo 12 meses, contados a partir da data da celebração do contrato da concessão, ficando com o ônus de custear todos os encargos gerados pela prestação do serviço.