Ibiunenses da seleção brasileira de beisebol são homenageados pela Câmara de Ibiúna
A Câmara Municipal de Ibiúna, por propositura do vereador Lino Junior, homenageou nesta terça-feira, dia 28 de novembro, atletas e membros da comissão técnica da seleção brasileira de beisebol com ligações com Ibiúna. Os homenageados ajudaram a seleção brasileira a ser medalha de prata nos Jogos Panamericanos, disputados em outubro, em Santiago, capital do Chile.
Os contemplados com Moção de Aplausos foram Lucas Eiji Doi Sakay, Lucas Rojo Samper Oller, Felipe Daniel Godinho e José Thiago Caldeira (ver currículo abaixo). Eles ajudaram a equipe brasileira a fazer história, ao chegar pela primeira vez à final da modalidade, conquistando a medalha de prata. O Brasil venceu adversários tradicionais, como Venezuela, Cuba e Panamá.
O vereador Lino lembrou a importância do esporte, pela construção de respeito a regras e disciplina e a projeção que o beisebol dá para Ibiúna. Outros vereadores também foram a tribuna enaltecer a importância dessa Moção de Aplausos.
Os homenageados:
- Lucas Eiji Doi Sakay - Iniciou no beisebol aos 7 anos de idade, incentivado por um amigo. Pai e avô de Lucas tinham sido jogadores da modalidade. Em 2006, foi inserido no time de Ibiúna, onde parte da família da mãe residia, onde atuou dos 9 aos 19 anos. A história na seleção brasileira começou quando foi para a República Dominicana participar de um campeonato panamericano de futebol, não sendo convocado na primeira lista, porém acabou entrando no lugar de um atleta que havia se machucado. Teve a oportunidade de conhecer e jogar em diversos países como Japão, Argentina, Estados Unidos e Venezuela, representando o Brasil no Pan de 2023.
- Lucas Rojo Samper Oller - Começou a jogar beisebol aos 8 anos de idade, em virtude do avô, Nelson Rojo, que frequentava o Centro Cultural de Ibiúna. Foi jogador do Projeto Solidário de Ibiúna, aos 13 anos. Foi acadêmico do Centro de Treinamento de Beisebol da Yakult, em nosso município, onde morou e treinou durante 4 anos. Assinou seu primeiro contrato para um time profissional aos 18 anos e jogou por 3 anos na Venezuela. Em 2012 teve a sua primeira aparição na seleção principal com a seleção brasileira. Também jogou na Europa e no Japão.
- Felipe Daniel Godinho - Graduado em educação física, especialista em treinamento desportivo, atua como preparador físico de beisebol desde 2017. Foi campeão sul-americano em 2022, contra a Argentina e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
- José Thiago Caldeira – É treinador de arremessadores da seleção brasileira há 15 anos e também treinador de arremessadores do Centro de Treinamento de Ibiúna desde 2009. Foi treinador da equipe de beisebol de Ibiúna durante 10 anos, conquistando mais de 10 títulos nacionais.
- Também foram citados pelo vereador Lino, na Moção, o presidente da Confederação Brasileira de Beisebol, Jorge Otsuka, e o vice-presidente da Federação Paranaense de Beisebol, Alberto Yamamoto.