Entregue título de cidadão ibiunense a Eizo Watanabe
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 21 de maio, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve apresentação, discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2024, de autoria do presidente do Legislativo Municipal, Lino Junior, apoiado e aprovado por todos os vereadores, que concede título de cidadão ibiunense ao senhor Eizo Watabanabe.
Na justificativa pela aprovação do projeto, Lino Junior lembrou a trajetória do homenageado. Eizo Watanabe nasceu em 1949 no município de Bilac, Estado de São Paulo, filho de um carpinteiro japonês (Miguel Teruo Watanabe) , que chegou no Brasil em 1933.
A família passou por diversas cidades desde que chegou no Brasil sempre procurando trabalho digno para sustentar a família. Trabalharam com lavoura e o pequeno Eizo já labutava com 7 anos de idade. Trabalharam também como granjeiros e, em 1964, chegaram no município de Ibiúna para serem meeiros em uma roça de alface, no bairro Sorocamirim.
Foram os três anos difíceis para a família, pois sofreram com as enchentes da área de plantio, com frio e geadas fortes. Dependeram de doações dos vizinhos para se alimentar e demoraram 3 anos para colher uma boa safra.
Os Watanabes foram pioneiros em plantio de verduras na região Sorocamirim. Após muito trabalho e empenho, conseguiram comprar o primeiro caminhão para transportar as verduras até a cooperativa no qual eles vendiam suas verduras.
Em 1978 conseguiram comprar terreno próprio, um dos sítios que compõe os locais de plantio até nos dias de hoje. Em 1989, Eizo conheceu a Marilene e casou-se, tendo quatro filhos, que trabalham até hoje dando continuidade ao esforço do pai.
“Atualmente, com seus 74 anos de vida, é um homem que não mede esforços para ajudar ao próximo. Ensinou aos seus filhos o que é ter princípios , ser pessoas honestas e de compromisso. Diz para todos que o trabalho é sua diversão e que faz tudo o que faz todos os dias por amor de ver pessoas sustentarem suas famílias com seu trabalho, crescendo e trazendo orgulho”, explicou o vereador Lino Junior na Justificativa do Projeto.
Requerimentos - A Sessão também teve apresentação de requerimentos. A vereadora Rozi da Farmácia solicitou informações à Prefeitura sobre as Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência e à questão da acessibilidade.
Já o vereador Naldo Firmino, requiriu ao prefeito, ao secretário municipal de Saúde e à empresa MedLife informações sobre o pagamento dos salários, concessão e pagamento de férias de seus colaboradores.
A próxima sessão está marcada na sexta-feira, dia 24, com início às 13 horas, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em: https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.