Enfermeira é homenageada pela Câmara
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 14 de maio, teve a apresentação, pelo vereador Geraldo Amaro, Aladim, de Moção de Aplausos à enfermeira Marta Raquel Fernandes Raul de Souza, em reconhecimento a sua contribuição à Saúde de Ibiúna.
Histórico - A enfermeira Marta nasceu em 1960, na cidade de Botucatu, e é de uma família humilde, com 17 irmãos. Desde muito jovem começou a trabalhar como empregada doméstica e a ajudar em casa. Sempre teve talento para o canto e encantava os amigos com seu dom.
Aos 18 anos parou os estudos e se dedicou à Igreja com o pai enquanto trabalhava como empregada doméstica. Em 1986, começou a trabalhar na Universidade Estadual Paulista (Unesp), como copeira, e lá conheceu a enfermagem. Marta prestou uma prova e foi aprovada para ajudar enfermeiros nas tarefas do dia-a-dia do hospital universitário, em Botucatu.
Após esse primeiro contato, entrou num cursinho pré-vestibular e foi aprovada na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, concluindo a faculdade em 1990. Foi a primeira da família a concluir o Ensino Superior, inspirando os irmãos.
Também em 1990 Marta se casou com Dagoberto Gonçalves de Souza e veio morar na cidade de Ibiúna, onde trabalhou como diretora do Hospital Municipal.
Se aposentou em 2015 e, mesmo aposentada, trabalhou na enfermagem até o ano de 2020. Ao mesmo tempo que exercia a profissão no Hospital Municipal, trabalhou nas cidades de Mairinque e São Roque, e foi diretora no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortênsias, em Piedade.
Também atuou como professora no curso de Técnico e Auxiliar de Enfermagem em Ibiúna.
Em maio de 2023, foi homenageada no Ato de Outorga Prêmio Anua Nery, na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma grande honra para todo enfermeiro por suas atuações e histórias vivenciadas durante a dedicação à profissão.
Marta está com 64 anos, criou duas filhas, Isabela e Natália, é avó da bebê Olivia e um grande orgulho para toda sua família.