Detalhes do orçamento para 2023 foram debatidos na Câmara Municipal

por pedro — publicado 27/10/2022 12h58, última modificação 27/10/2022 12h58
Em Audiência Pública, secretários municipais e área técnica da Prefeitura apresentaram as propostas financeiras para próximo ano e vereadores fizeram questionamentos sobre o projeto de lei.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de outubro, secretários municipais e funcionários de áreas técnicas da Prefeitura para serem ouvidos, em Audiência Pública, pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e demais vereadores.

O debate foi comandando pelo presidente da Comissão, vereador Naldo Firmino e teve como base o Projeto de Lei nº 234/2022 o que estima a receita e fixa a despesas do município para 2023.

Os outros vereadores presentes foram Jair Marmelo, Dr. Walmir Jr., Lino Junior, Paulinho Dias, Aladim, Volnei Galvão, Luiz Fernando Piu e Fausto Dourado.

Quem primeiro apresentou o teor dos números e destinação das despesas foi o secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária, Agenor Pereira de Camargo, que foi assessorado pelo técnico prestador de serviço na área, Luiz Fernando da Silva.

Também estiveram respondendo as indagações dos vereadores e da população que enviou perguntas pelo sistema digital e-Democracia, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Rafael Dias Ribeiro; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Aparecida Gerônimo; a de Esporte e Lazer, Érika Kimura; a de Cultura e Turismo, Sakura Ishibuchi Nanni e o de Indústria e Comércio, José Antônio Soares de Melo. Contaram com representantes, as secretarias municipais de Educação, Agricultura e Promoção Social.

Entre as perguntas feitas pelos vereadores, estavam a porcentagem de verba destinada à Saúde, se há previsão de dinheiro para reforma e obras em unidades escolares, se procede e como será feita a aquisição/construção de novo imóvel para sediar a Secretaria de Educação, o andamento de licitação de obras, o andamento de regularizações fundiária – o que pode gerar mais arrecadação ao município, a ampliação e maior agilidade na manutenção, recuperação e ampliação da iluminação pública, entre outros temas.

Para cada representante de área presente também foi perguntado se houve a devida participação e se os valores atendem os planos para o próximo ano.

O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Online, canal do Legislativo no Youtube, e está disponível para ser assistido na íntegra. O acesso é em https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q .