Aprovada prestação de contas de 2014 da Prefeitura após parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Foi aprovado pelos 14 vereadores presentes (o vereador Claudinei Gabriel Machado, o Claudinho Coragem, esteva ausente por motivos de saúde), na sessão desta terça-feira, dia 12 de setembro, o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento ao Processo TC n 000254/14 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre as contas da Prefeitura do Município durante o exercício de 2014, quando Ibiúna foi administrada pelos senhores Eduardo Anselmo Domingues Neto e Fábio Bello.
Em relatório enviado à Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, que passou pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, e teve cópia passada a todos os vereadores, a pedido do presidente da Câmara, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, o Tribunal informa que “analisou as contas emitindo parecer favorável de relatoria do Conselheiro Renato Martins Costa, cujo voto foi acompanhado pelos conselheiros Edgard Camargo Rodrigues e Cristiana de Castro Moraes.”
Taxistas - Mais de trinta taxistas de Ibiúna estiveram na assistência do prédio da Câmara Municipal. Após assistirem a sessão ordinária, foram solicitar apoio dos vereadores a cobrança do ISS – Imposto Sobre Serviços – que passaram a ser cobrados pela Prefeitura Municipal, seguindo o que diz uma lei municipal de 2003. O valor, segundo a lei, é de 4% para cada nota fiscal emitida ou 7 UFMI (Unidade de Referência do Município de Ibiúna). Os taxistas reclamavam que administrações anteriores não cobravam tal taxa.
Durante a sessão, o vereador Paulinho Dias apresentou um requerimento, de número 84/2017, questionando o Poder Executivo Municipal sobre “suposta cobrança abusiva de taxas’’. Nesse requerimento, que também é avalizado pelo vereador Abel do Cupim Rodrigues de Camargo, com apoio de outros dez vereadores, são solicitadas respostas como os critérios adotados pelas gestões anteriores para não cobrarem o ISS sobre o serviço dos taxistas e qual a providência que está sendo tomada pela atual administração municipal para sanar dúvidas desses prestadores? O requerimento foi aprovado por unanimidade dos presentes.
Os vereadores, em conversa com os taxistas, também se comprometeram a agendar reunião com representantes da Prefeitura, o que foi feito pelo líder do prefeito João Mello na Câmara, vereador Abel do Cupim. O encontro seria feito na tarde da mesma terça-feira, dia 12 de setembro, no Centro Olímpico do município.
Indicações – Dois vereadores subiram à tribuna para fazer indicações (sugestões) Prefeitura. O vereador Abel do Cupim solicitou operações de tapa-buraco em ruas dos bairros Lageadinho e Verava. Também indicou a retomada da reforma de um campo de futebol no bairro dos Gatos, que – segundo moradores – encontra-se parada. E, ainda na área esportiva, solicitou a construção de uma quadra poliesportiva no Vierinha.
Na área da saúde, o vereador Abel solicita ao setor competente que sejam colocadas identificação/nomes nos jalecos dos médicos e enfermeiros que atendem na Rede Municipal de Atendimento à Saúde.
Já a vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado indicou obras de melhoria – de nivelamento a tapa-buracos, de retirada de lixo a melhoria na iluminação pública – na rua central Yoshijiro Muramatsu, e nos bairros Soares e dos Prestes.
E os dois vereadores citados fizeram solicitação de melhorias em escolas: a vereadora Rozi da Farmácia indicou serviços de reparos no telhado e limpeza de sujeira de pombos na EMEI Vargem do Salto; e o vereador Abel solicita limpeza nas escolas que se encontram fechadas no município.