Confira as pautas apresentadas na sessão da Câmara desta terça-feira
A 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna em 2018, realizada na manhã desta terça-feira, dia 4 de setembro, apresentou grande variedade de temas, a maioria atendendo pedidos da população. Confira a seguir algumas dessas indicações, pela ordem de acesso à tribuna:
O vereador Armelino Moreira Júnior/Lino Junior solicita à Superintendência Regional da Sabesp informações e providências quanto à obra que vai abastecer com água tratada os loteamentos São Marcos I e II.
O vereador Pedro Luiz Ferreira/Pedrão da Água pediu à Prefeitura que se denomine uma rua sem nome, mas já existente próxima à Estrada do Sugahara, “como rua Mário Vieira Cordeiro, que foi morador e produtor do bairro, tendo hoje muitos filhos moradores no local”, explicou.
A vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado/Rozi da Farmácia fez várias indicações. A primeira pede calçamento e iluminação na Estrada da Cachoeira, que, segundo a vereadora, é alvo de reclamação por não ter acostamento para poder transitar, como testemunham centenas de moradores de um conjunto habitacional da localidade.
Rodoviária e área de lazer e eventos - Rozi também indicou melhorias em duas áreas bastante frequentadas em Ibiúna. Para a Rodoviária, pediu iluminação, limpeza e mais segurança. Para a área de lazer, eventos e feiras, próxima à Avenida Marginal, comunicou que os feirantes e frequentadores há muito tempo pedem para ser solucionados os problemas como o devido escoamento de água de chuva e a construção e manutenção de banheiros decentes; instalação de pontos para acesso à energia elétrica, com bicos de luz e tomadas; mais segurança em dias de feira; punição aos vendedores não autorizados: “Enfim, que todos os frequentadores, turistas ou de Ibiúna, sintam-se bem nesse local”, explicou a vereadora.
Outra indicação da vereadora foi para saber sobre os depósitos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - que não estariam sendo depositados pela Prefeitura aos seus funcionários.
O vereador Rodrigo de Lima/Dr. Rodrigo solicitou recapeamento em estradas e ruas e, enquanto o "recape" total não for feito, um “tapa-buracos”, em: Estrada de terra do Lageado, Sorocamirim, Paruru, Piratuba e Cocais bem como na estrada que leva ao loteamento Bela Vista, no Bairro Verava.
Jair Marmelo Cardoso de Oliveira solicitou denominação de uma rua no Bairro Murundu como travessa Laurentino Oliveira, mostrando um abaixo-assinado de moradores da localidade pedindo tal nomenclatura pois o homenageado foi um cidadão exemplar.
Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino pediu estudos para uma melhor soluçào viária em rua do Residencial Ibiúna: se a construção de rotatória ou de um desvio, para melhorar e dar segurança ao trânsito no local.
Gerson Pedroso da Silva fez pedido de nivelamento e cascalhamento em estradas dos bairros Esmeralda e dos Gabriel.
Agência do INSS - O 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Ismael Martins Pereira, pediu providências à Superintendência Regional do INSS e ao Ministério que cuida da Seguridade Social no país, de como anda e qual previsão para a construção de uma agência em Ibiúna. Ismael lembrou que o município há muitos anos doou terreno para a construção do prédio, que “vai amenizar o transtorno de nossa população, principalmente os idosos, pois têm de ir a outros municípios para conferir ou acertar sua situação de aposentadoria ou seguro saúde”, comentou.
Ismael também pediu manutenção na Estrada dos Passarinhos, no bairro Piaí, com atenção para a devida canalização das águas, além de nivelamento asfáltico no rodovia Tancredo Neves, próximo ao Sítio do Papai.
REQUERIMENTO
Convite a secretário – A vereadora Rozi da Farmácia voltou a apresentar requerimento convidando o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Marco Antônio Falci de Mello, irmão do prefeito, a comparecer na Câmara para explicações, desta vez sobre o processo de licitação da escolha da empresa de transporte coletivo a atuar em Ibiúna. Diferentemente do colocada semana passada, sobre os problemas na coleta de lixo desta vez a liderança do governo no Legislativo, exercida pelo vereador Rodrigo de Lima, pediu discussão, ou seja, um prazo maior de debates antes de ser aprovada.