Comissões realizam audiências públicas

por pedro — publicado 28/09/2018 17h02, última modificação 05/12/2019 17h28
Finanças e Saúde foram os temas que tiveram dados do quadrimestre maio-agosto apresentados e debatidos por vereadores, técnicos da Prefeitura e população na sede da Câmara Municipal.
Comissões realizam audiências públicas

Trabalhos da Audiência Pública

Duas audiências públicas movimentaram a Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna nesta sexta-feira, dia 28 de setembro. Os ibiunenses que estiveram na assistência do plenário ou os que assistiram a transmissão pela TV Câmara Online puderam ver os vereadores questionando secretários municipais e técnicos das áreas de Orçamento e Finanças e da Saúde Pública. A população também fez perguntas.

A primeira Audiência Pública começou às 9 horas e foi comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, vereador Ismael Martins Pereira. Também estiveram presentes os vereadores Lino Junior, Charles Guimarães, Paulinho Dias e Rozi da Farmácia.

Pela Prefeitura participaram os secretários municipais de Rendas, João Carlos Vieira Neto, e de Finanças, César Ossumo Anno. Também acompanharam os trabalhos, prestando assessoria à audiência, os funcionários da Câmara Amauri Gabriel Vieira (secretário geral) e Jacira Marques Lemes Pinto (contadora).

Os senhores João Carlos e César expuseram as contas públicas e as metas fiscais do quadrimestre em discussão, os meses de maio, junho julho e agosto. Os vereadores e os cidadãos presentes na assistência puderam fazer perguntas. As áreas mais questionadas foram em relação às dívidas e pagamento de contratos junto a empresas que prestam serviços públicos no município, como a da coleta de lixo e da saúde, no hospital municipal.

Outro assunto que foi bastante debatido foi o nível de movimentação de receitas e despesas. Sabe-se que a Prefeitura tem comprometido com folha de pagamento, educação e saúde quase a totalidade de seu orçamento e a geração de novas receitas e corte em despesas se faz necessário, segundo os técnicos da Prefeitura.

Entre os representantes da população presente e que fizeram indagações pelo microfone destinado ao público, o advogado Antônio Carlos de Moraes, ex-vereador, esclareceu a questão salarial dos procuradores do município (advogados da Prefeitura), considerado alto por alguns; e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Marcelo  Zambartino, que questionou sobre números do orçamento municipal. Já a cidadã ibiunense Neiva Albertim Giancoli perguntou sobre o custo com o aluguel no shopping (estimado em R$ 19 mil pelos técnicos da Prefeitura), sobre altos salários e pediu para registrar em ata que a população quer uma audiência pública sobre a questão IPTU.

A íntegra dos debates pode ser conferida no canal oficial da Câmara, no Youtube, com acesso em https://www.youtube.com/watch?v=UMW7ueBP8pE - com acesso também no site oficial: www.ibiuna.sp.leg.br

SAÚDE

A segunda audiência desta sexta-feira, que começou por volta das 11h30, envolveu os vereadores membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo vereador Armelino Moreira Júnior/Lino Jr. E contou com gestores do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, comandados pelo recém-empossado secretário municipal da pasta, Samuel Rodrigues da Silva.

O secretário começou apresentando o montante e fonte dos recursos aplicados no período na área da saúde, fazendo um relatório de Gestão do SUS e Relatório Resumido de Execução Orçamentária no município e explicando como está o controle da febre amarela em Ibiúna.

Como na primeira audiência, questionamentos foram permitidos e feitos por vereadores e pela população presente na assistência. Entre os assuntos:

- Restruturação no atendimento do Hospital Municipal, do Pronto Socorro Infantil e da empresa que presta serviços de análise laboratorial;

- Implantação de tratamento odontológico e do Programa Saúde da Família no município (em que nível está e quais os passos futuros);

- Planejamento para a atuação local das doenças cuja incid6encia aumenta durante primavera/verão, como dengue e febre amarela;

- Melhorias no transporte de pacientes a outros municípios;

- Informatização de prontuários e utilização do novo sistema para dar entrada no atendimento (medida necessária, pois esses dados alimentam o Ministério da Saúde e reverte=m em quantidades certas de repasses e medicamentos a Ibiúna).

Também participaram da audiência diretores de áreas específicas da saúde, como Priscilla Carneiro, diretora local do Capes – Centro de Atenção Psicossocial – e presidente do Conselho Municipal da Saúde.

Onde assistir - A íntegra dos debates pode ser conferida no canal oficial da Câmara, no Youtube, com acesso em https://www.youtube.com/watch?v=yVNlcRUz_rs - com acesso também no site oficial: www.ibiuna.sp.leg.br