Capoeira, importante manifestação artística e esportiva, é homenageada na Câmara

por pedro — publicado 04/12/2019 17h10, última modificação 04/12/2019 17h33
Moção de Aplauso ao grupo Cativeiro de Ibiúna foi justificada pelo importante trabalho social junto a jovens e de levar o nome de Ibiúna em competições por todo Brasil.

Momentos da solenidade

O som do berimbau foi ouvido na Sessão Legislativa de terça-feira, dia 3 de dezembro, na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, Isso por que o grupo Cativeiro de Capoeira foi homenageado.

A Moção de Aplauso, de autoria do vereador Paulo César Dias de Moraes/Paulinho Dias, e aprovada em novembro por todos os vereadores, foi justificada tanto pelo trabalho de qualidade nas áreas esportiva (conquistas em competições que elevaram o nome de Ibiúna) e social (movimentam crianças em vários bairros do município), quanto pela importância como fenômeno cultural, já que é fruto das raízes africanas na história brasileira, e que engaja arte, música, movimento e saúde corporal.

Os dois pioneiros no trabalho do grupo, em Ibiúna, foram lembrados: mestres Zorinho e Chimbil. Quem falou – e agradeceu – pelo grupo de oito homenageados foi o contramestre Joel Canela. Ele lembrou de todo o histórico de trabalho feito pelo grupo, em sete bairros de Ibiúna e chamou a atenção para o preconceito que a capoeira ainda sofre em algumas partes da sociedade: “Iniciativa como esta é muito importante para divulgar nosso trabalho e nossa arte e ficarmos em melhor harmonia com toda a população”, discursou.

Todos os homenageados pelos vereadores foram: Mestres Miguel Machado (presidente do grupo), Chimbil e Vagner Dias do Carmo; contramestres Joel “Canela” Rodrigues dos Santos e Sebastião "Tião" Aparecido dos Santos; professores Rodolfo Rodrigo da Cunha Lima e Wellington “Beijinho” de Oliveira Conceição e instrutora Janaína Aparecida Borda dos Santos.