Câmara Municipal recebe comunidade para esclarecimentos sobre funcionamento e implantação de uma unidade da Apae em Ibiúna

por Pedro Jorge Courbassier publicado 20/09/2018 11h55, última modificação 20/09/2018 12h33
Representantes da Federação Paulista das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais tiram dúvidas da população.

(Crédito imagens: Assessoria de Imprensa Câmara

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na noite desta quarta-feira, dia 19 de setembro, cidadãos ibiunenses que estão em campanha – ou apoiando - para a implantação de uma unidade da Apae, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em nosso município. No plenário, foram recebidos também representantes da Feapaes-SP, a Federação das Apaes do Estado de São Paulo: Aline Silva, assistente social; Paulo Nogueira, ouvidor regional; Thales Leite, advogado; e Tiago Mellen, advogado.

Cerca de 60 pessoas ocuparam a assistência da Câmara Municipal, entre familiares de pessoas portadoras de deficiências, educadores, assistentes sociais, representantes da Prefeitura e da imprensa e admiradores dos trabalhos assistenciais da Apae. Também estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Abel Rodrigues de Camargo/Abel do Cupim, e seus companheiros Lino Junior, Paulinho Dias, Pedrão da Água, Rozi da Farmácia, além de assessores representando os vereadores Claudinho Coragem, Gerson Pedroso, Naldo Firmino e Carlos Eduardo/Pururuca.

O encontro começou com o assessor parlamentar Adilson Lima dando boas-vindas aos presentes, apresentando cada representante da Feapaes-SP, e contando um pouco sobre o esforço dos ibiunenses para a instalação de uma unidade da Apae no município.

Em seguida os representantes da Feapaes-SP apresentaram o que é essa federação e o que é e o que faz uma Apae, detalhando pontos importantes, como o teor do estatuto quais fontes de renda podem ser alcançadas e quais os serviços de atendimento prestados.

Os presentes também puderam tirar dúvidas. Seguiram-se debates de alto nível, com pautas como a inclusão dos excepcionais na rede pública de ensino e como o primeiro ano, o da instalação, é o mais importante, difícil e o que mais precisa da união da comunidade.

“A Câmara Municipal está aberta a todos os debates positivos para a nossa comunidade”, disse o presidente da Casa, vereador Abel do Cupim.

A FEAPAES-SP – Fundada em 1993, a Federação das Apaes  do Estado de São Paulo atua no assessoramento às Apaes do Estado e em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Entidade beneficente, sem fins lucrativos, a Feapaes-SP promove capacitações, cursos e desenvolve projetos que beneficiam atualmente as 305 unidades de Apaes do Estado de São Paulo, organizações que juntas atendem mais de 60 mil pessoas diretamente.