Esclarecimento sobre auxílio transporte aos universitários
Como muitos vereadores têm sido procurados por munícipes sobre o problema do repasse de verba de auxílio ao transporte de universitários que estudam em outros municípios, a Câmara Municipal, por meio de seus representantes, procurou a Prefeitura para os devidos esclarecimentos. As explicações foram dadas em nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibiúna. A interrupção momentânea do repasse se deve a problemas operacionais do banco usado para efetivar o auxílio nas contas correntes dos estudantes.
A nota informa:
“A Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Assessoria de Imprensa vem a público prestar esclarecimentos aos estudantes universitários que recebem o auxílio transporte e que estão aguardando o reembolso do benefício referente ao mês de agosto.
Primeiramente, baseado em lei, entre os dias 1º e 15 º de cada mês, a Secretaria da Educação recebe a documentação que deve ser apresentada pelos estudantes (atestado de frequência e o recibo da mensalidade). Na sequencia, é enviado para o setor de Finanças, que gera um arquivo autorizando o pagamento e assinado pelo Executivo. Logo após, é enviado ao banco responsável para que seja depositado nas contas bancárias dos estudantes.
Importante destacar que todo esse procedimento do banco sempre foi feito por um funcionário da agência. Porém, a Secretaria da Educação foi informada que o banco não disponibilizará mais um funcionário para executar essa tarefa, e que a Prefeitura deve dispor desse funcionário, que receberá uma senha e terá acesso ao sistema das contas universitárias.
Perante isso, já foi disponibilizado uma funcionária que fez todo o seu cadastro e aguarda que o banco faça a instalação do sistema para que os universitários sejam cadastrados pela digital e continuem a receber o benefício.
Ressaltamos que a Prefeitura vem solicitando dia a dia a instalação desse sistema para dar continuidade ao auxílio de 600 universitários e até o momento não foi atendida.
Salientamos que as Secretarias de Finanças e Educação estão fazendo a parte que lhe cabe. Portanto, informamos que estamos concentrando esforços para solucionar esse transtornos nos próximos dias.”