Audiências Públicas tiraram dúvidas e promoveram debates
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna foi sede nesta sexta-feira, 22 de setembro, de duas audiências públicas que atenderam tanto a legislação vigente como a necessidade de o Poder Público Municipal ser transparente e informar suas atividades.
A primeira começou às 8h30 e foi comandada por membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, que neste encontro foi presidido pelo vereador Naldo Firmino e contou também com a presença da vereadora Elisângela Soares. Pelo lado da Prefeitura Municipal, estiveram o contador da Prefeitura da Ibiúna, João Carlos Vieira Neto, e o secretário municipal de Finanças, César Ossamu Anno.
Também participaram o secretário do processo legislativo da Câmara de Ibiúna, Amauri Gabriel Vieira, e a contadora da Câmara. Tudo isso por que as questões mostradas e debatidas eram de ordem financeira e contábil, com os representantes da Prefeitura prestando contas.
Esta Audiência cumpriu à Lei Complementar nº 141, de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.
Saúde – A segunda audiência do dia começou pouco depois das 11 horas, com membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência – representaram essa Comissão a vereadora Elisângela Soares, Naldo Firmino e Gerson Pedroso da Silva, além do presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água.
Como saúde é uma área com muitas demandas – e reclamações por parte da população, muitos cidadãos ocuparam a assistência, como representantes de setores organizados da sociedade, um membro da Comissão Municipal de Saúde, senhor Carlos Pissarro, além de funcionários da área. As respostas e prestação de contas foram oferecidas pela secretária municipal de Saúde, a médica Huda Farah Siqueira Cunha.
Entre os assuntos, a demora nos atendimentos da saúde pública, andamento de obras, a aquisição de uma nova ambulância, bem como o montante e a fonte dos recursos aplicados no período; a oferta e a produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada. Cotejaram com esses dados, os indicadores de saúde da população. Também foram prestadas informações sobre o Relatório de Gestão do SUS e o RREO – Relatório Resumido de Execução Orçamentária – nos termos do Decreto Federal nº 7.827 (de 16 de outubro de 2016).
Veja os vídeos das audiências públicas – Acessando a página da Câmara Municipal de Ibiúna no Youtube, o cidadão tem a possibilidade de assistir na íntegra as duas audiências públicas, pois foram gravadas pela TV CâmaraOnLine, como ocorre em todas as sessões e encontros realizados na Casa.
Aecessos em:
https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q/playlists