Audiência Pública apresenta e debate as Diretrizes Orçamentárias para 2019

por pedro — publicado 16/05/2018 15h55, última modificação 10/03/2020 11h55
Secretário municipal de Rendas Internas respondeu perguntas de vereadores e da população. Ainda este mês haverá mais duas audiências na Câmara Municipal.
Audiência Pública apresenta e debate as Diretrizes Orçamentárias para 2019

Audiência sobre LDO (foto: Pedro Jorge)

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta quarta-feira (16 de maio) o secretário municipal de Rendas Internas João Carlos Vieira Neto. Espécie de contador da Prefeitura, João Carlos apresentou os números planejados e projetados para serem gastos e arrecadados pela Prefeitura de Ibiúna para o próximo ano. É a LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019. Uma vez mostradas as planilhas e as áreas a que serão destinados, os vereadores fizeram indagações e tiraram dúvidas. Ao final da audiência, três representantes dos cidadãos presentes também puderam perguntar e sugerir.

Além do secretário municipal estavam presentes os vereadores Ismael Martins Pereira, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara; Lino Junior, vice-presidente; Elisângela Soares, Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, Charles Guimarães e Naldo Firmino. Também estavam presentes, dando suporte às análises técnicas, os funcionários da Câmara Jacira Marques Lemes Pinto, contadora; e Amauri Gabriel Vieira, secretário do Processo Legislativo.

O encontro começou às 10h30 e se estendeu até às 13h30. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes na assistência e três delas foram convidadas a participar com perguntas e sugestões.

Após a etapa feita nesta quarta-feira, a LDO tramita na Câmara, como Projeto de Lei nº 74/2018, e vai ser votada para ser aprovada ou não. Emendas poderão ser feitas a partir de setembro, quando outra audiência pública – a LOA, Lei de Orçamento Anual - vai discriminar cada gasto público.

Próxima audiência pública – No dia 23 de maio (também numa quarta-feira), às 8h30, a Câmara recebe técnicos de Finanças da Prefeitura Municipal para conferir o cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril/2018) junto com a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Ibiúna. O encontro também é aberto a todos os interessados.

Saúde – A terceira audiência pública deste mês de maio será sobre a Saúde: também no dia 23 de maio, às 11 horas, sob comando da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema a ser apresentado aos vereadores e à população é o gerenciamento do Sistema Único de Saúde do município, com o relatório detalhado referente ao primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril/2018).

Online - Quem não puder comparecer à sede da Câmara Municipal e quiser acompanhar a audiência pode fazê-lo pelo “TV Câmara Online”, acessando pela internet o site oficial www.ibiuna.sp.gov.br .