Aprovado por unanimidade Moção de Repúdio pelo abandono e descarte ilegal de lixo na ETE de Ibiúna
Uma Moção de Repúdio contra a Sabesp foi aprovada por 11 votos favoráveis e quatro ausências. O pedido foi feito pela vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (4 de abril), na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna e motivada pelo abandono da ETE – estação de Tratamento de Esgoto – de Ibiúna, sob responsabilidade da Sabesp, local onde munícipes flagraram o descarte incorreto de resíduos.
Entre os motivos da aprovação desta moção, explicados pela vereadora Rozi, estão a localização da ETE, próxima área de proteção e manancial, podendo ocasionar contaminação do solo. Também por causa de não haver um controle efetivo, por parte da Sabesp, sobre quem entra ou sai do local, que fica muito próximo de um conjunto habitacional. No local, após esses descartes, provavelmente clandestinos, foi constatado mau cheiro.
Sempre acompanhando - Na Moção de Repúdio, que tinha anexada fotos e comentários de moradores sobre o problema, foi lembrado que a Câmara Municipal já fez vários requerimentos e ofícios ao órgão estadual que cuida do saneamento básico do município, e que esses documentos se unem a apelos de ibiuneneses em redes sociais pedindo providências, mas que nenhuma providência por parte da Sabesp foi tomada.
Após a aprovação da moção, o presidente da Câmara, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, solicitou cópia para serem encaminhadas tanto à Sabesp, como a Secretaria do Meio Ambiente para as devidas providências.