Aprovada Moção de Repúdio contra planos de saúde

por Pedro Jorge Courbassier publicado 14/05/2024 14h18, última modificação 14/05/2024 14h18
Sessão Legislativa também teve requerimento pedindo informações alterações para a prestadora do serviço de transporte coletivo de Ibiúna.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 14 de maio, teve a apresentação pelo vereador Naldo Firmino, aprovada por unanimidade, de Moção de Repúdio a

administradoras dos planos de saúde que têm cancelado os contratos com pacientes em tratamento, sob a justificativa de prejuízo financeiro.

“É com grande consternação que observamos a decisão da administradora de convênio médico de cancelarem os planos de saúde de beneficiários que se encontram em tratamentos de alto custo, sob o pretexto de estarem em situação de prejuízo financeiro. Entendemos que, como provedoras de serviços essenciais à saúde, essas empresas têm o dever ético e moral de garantir a continuidade do acesso aos cuidados médicos necessários, especialmente para aqueles que enfrentam condições de saúde graves e onerosas”, diz a Moção.

A Moção de Naldo também lembra que “o cancelamento indiscriminado dos planos de saúde desses beneficiários, em um momento tão crítico de suas vidas, durante tratamento, revela uma postura desumana e irresponsável por parte das operadoras e os planos de saúde.”

Por isso, o teor da Moção de Repúdio também exige que: 1) Revertam imediatamente as decisões de cancelamento dos planos de saúde dos beneficiários em tratamentos de alto custo, assegurando-lhes o acesso contínuo e ininterrupto aos cuidados médicos necessários; 2) Adotem medidas efetivas para garantir a transparência e a comunicação adequada com os beneficiários, fornecendo informações claras e precisas sobre quaisquer alterações nos planos de saúde; e 3) Cumpram integralmente com suas obrigações contratuais e éticas de fornecer assistência médica de qualidade aos seus beneficiários, independentemente do custo envolvido.

Ônibus – A vereadora Rozi da Farmácia apresentou requerimento e este será enviado para a Viação Raposo, empresa responsável pelo contrato de prestação de serviços de transporte público em Ibiúna. No ofício, a vereadora solicita informações sobre o processo e a rotina de higienização dos ônibus, a possibilidade do aumento no número de carros/frota e a regularização e melhora dos itinerários nos bairros do município. Também questiona o uso de acostamento da avenida Antônio Falci (Marginal) como estacionamento da frota. Rozi disse q1ue o questionamento se dá por conta de reclamação da população.

 

A próxima sessão está marcada para dia 21 de maio, terça-feira, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.