Resumo da Sessão Ordinário de 23 de maio

por pedro — publicado 23/05/2017 15h55, última modificação 03/12/2019 15h33
Empresa de telefonia responde solicitação de vereador sobre possibilidade e melhorias no serviço prestado aos clientes de Ibiúna
Resumo da Sessão Ordinário de 23 de maio

Momento da sessão

A Sessão Ordinária de 23 de maio de 2017, na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, começa com leitura da ata sobre sessão da semana passada. A ata foi aprovada.

A seguir passou-se aos despachos do Poder Executivo (Prefeitura Municipal), em respostas a requerimentos dos vereadores. Entre esses, há prestação de contas dos primeiros meses da atual administração. Todos os vereadores terão cópias para averiguação.

A Prefeitura também respondeu ao pedido de esclarecimento, feito pelo vereador Charles Guimarães, sobre o aluguel de imóveis para alocação do corpo de funcionários do Serviço Municipal, em virtude do desabamento de parte do teto do Paço Municipal.

Telefonia - A empresa Telefônica respondeu à Câmara, o requerimento nº 03/2017, do vereador Armelino Moreira Júnior, o Lino Junior sobre  a atual estrutura de cobertura de sinal celular da telefonia Vivo, e qual o planejamento da ampliação desta rede. A resposta da empresa foi que a cobertura no município possui “quinze sites nas tecnologias GSM (2G) e WCDMA (3G), e que “o planejamento para novos sites de cobertura de sinal celular, com implantação de torre-equipamento de transmissão/comutação, está em fase de estudos de viabilidade.”

Bairros – Outra solicitação do requerimento do vereador Nilo Junior diz respeito a uma maior expansão aos bairros Murundu, Claudios, Goes, Vargeado e Itaguapeva. A resposta da Vivo diz que não “consta projeto para atendimento com serviço móvel nos bairros Murundu e Claudios”. Já para os bairros Goes, Vargeado e Itaguapeva se faz necessário envio de mais informações geográficas.

O presidente de Câmara, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, solicita então ao vereador Lino enviar as informações, pois todos na Casa querem a ampliação, modernização e melhoria nos sinais telefônicos e de internet prestados à Ibiúna.

Quem responde pela empresa é o Gerente de Articulação Regional SP/Interior da Vivo, Luiz Eduardo Daruiz Corrêa.

Oposição - O vereador Charles, oposicionista ao prefeito João Mello, voltou à tribuna, desta vez para solicitar informações sobre nomes e motivos de escolhas dos membros dos conselhos municipais, principalmente dos Conselhos Municipais de Educação e Saúde. “Precisamos checar se não há irregularidades nessas nomeações”,  se explicou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Abel Rodrigues de Almeida, o Abel do Cupim, solicitou discussão do tema. A Mesa Diretora, a partir daí, mandou inscrever o requerimento, de número 30/2017, para expediente futuro.

Outro tema que teve requerimento do vereador Charles Guimarães foi em relação a prestação de informações e documentos sobre a contratação de veículos prestadores de serviços de transporte de pacientes no setor da saúde e transporte escolar do município. No requerimento, Charles acredita que “há indícios de malservação do dinherio público e prática de atos de improbidade administrativa”.

Os dois requerimentos só tiveram um apoio, da vereado do PTB, Rozi da Farmácia.

Formatura Proerd – Durante a Sessão, o presidente da Câmara, vereador Pedrão da Água leu convite do 40º Batalhão de Policiamento Militar do Interior, da 2ª Companhia, para a solenidade de formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, junto a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Serão duas formaturas, uma no dia 25 de maio, 14h, na Escola Lurdes Penna Carmelo (rod. Bunjiro Nakao, km 87 – Paruru), e outra dia 7 de junho, às 9h45, na Escola SAeme Issa (rod. Tancredo Neves, km 13 – Piai).

Moção de Pesar pelo falecimento do funcionário público da Prefeitura, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral), Eulálio Cipriano de Freitas, popularmente conhecido por Penacho. A Câmara, além de externar sinceras condolências à família, prestou um minuto de silencia durante o encerramento da sessão.