Requerimentos cobram falta de fornecimento de água no bairro Puris e pede tapa buracos na rodovia Bunjiro Nakao

por pedro — publicado 22/08/2018 16h23, última modificação 03/12/2019 16h47
Confira mais no resumo: Indicações solicitam informações sobre condições de trabalho no SAMU e em obras; limpeza e manutenção de ruas e estradas; melhoria no sistema de iluminação pública; construção de lombadas, entre outras. Três projetos de leis foram debatidos e aprovados.

Plenário em sessão em 21 de agosto

Dois requerimentos foram aprovados na sessão desta terça-feira, dia 21 de agosto, na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna. Um questiona o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano sobre a falta de fornecimento de água em casas cadastradas no bairro Puris. Outro que pede à Superintendência do DER que tape buracos na rodovia Bunjiro Nakao.

De autoria do vereador Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino, o requerimento nº 61/2018 solicita “explicações e informações sobre o não fornecimento de água em algumas casas já cadastradas do bairro Puris”. O autor ressalta que há um fornecimento semanal de água potável, “necessidade primária para qualquer ser humano”, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mas que algumas casas, cadastradas na Prefeitura, não recebem  água. O mais interessante foi que antes de ser aprovado, o vereador Naldo, da tribuna, pediu para aos vereadores da base de apoio ao prefeito João Mello não “discutirem o pedido”, uma vez que “pedir discussão” é um recurso do regimento que ampliar prazo para análise e debate do pedido, acabando por atrasar a resposta.

Já o vereador Rodrigo de Lima/Dr. Rodrigo, no requerimento nº 62/2018, pede à Superintendência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem – DER – que para nossa região localiza-se no município de Itapetininga, faça “em caráter de urgência o serviço de tapa-buracos na rodovia Bunjiro Nakao, do bairro Paruru (divisa com Piedade) até Vargem Grande Paulista”. Durante a leitura do pedido, na tribuna, o vereador lembrou que neste momento a referida rodovia encontra-se em duplicação, mas que até a finalização das obras é importante que a manutenção seja feita para que as condições de dirigibilidade sejam as mais apropriadas possíveis.

LEIS

Os vereadores aprovaram três projetos de leis vindos do Poder Executivo. O de nº 82/2018 dá suporte ao processo de emissão de Carteira de Identificação/RG no município, já que autoriza a celebração de convênio e aditamentos com o Estado de São Paulo, pela Secretaria da Segurança Pública, visando instalação, manutenção e funcionamento do Posto de Identificação junto ao IIRGD – Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt.

Os de números 83 e 84/2018 alteram/retificam metragem de ruas do município para que fiquem regulares. Uma é a Rua Blumenau, no bairro Carmo Messias; outra é a Travessa Aparecido Antônio Giopato, no Paruru.

INDICAÇÕES

O número de indicações durante a sessão atingiu 19. Quem mais solicitou à Prefeitura foi a vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado/Rozi da Farmácia: nove, além de endossar um com o vereador Charles Guimarães. Entre os temas, pedido de informações sobre as condições trabalhistas dos funcionários do SAMU; valores, prazo e condições na obra do muro de contenção na Avenida João Benedicto de Mello Júnior (região central); tapa-buracos, manutenção, limpeza e instalação ou troca de lâmpadas em ruas do Real Parque Morumbi, nas proximidades do Bacalhau da Aldeia e Chácara Arco Iris e loteamento São José/Bairro Sorocamirim; retirada de lixo e entulhos ao longo da chamada Ciclovia e proximidade da pista de caminhada; e normalização da coleta de lixo na estrada que serve à Pousada Passaredo e moradores do Bairro Vargem do Salto.

Outro vereador que ocupou a tribuna foi Paulo Dias de Moraes/Paulinho Dias. Um dos requerimentos segue a linha do da vereadora Rozi da Farmácia, que pede atenção à coleta de lixo e acrescenta serviço de transporte/ônibus no Bairro Sorocamirim; outro para que seja asfaltada a rua em frente ao Mercadinho Fartura, no Bairro Veravinha; também solicita a instalação de bicos de luz em rua do Bairro Paiol Pequeno; além de um redutor de velocidade (lombada), na Rua Maria La Farina Millani, altura do número 28, próximo à "antiga Volkswagem".

O vereador Carlos Eduardo Gomes/Pururuca subiu à tribuna e pediu que seja arrumada a ponte do Bairro dos Guarino, próxima à divisa com Cotia, e também o serviço de (moto) nivelamento e colocação de pedras ao longo da estrada.

Manutenção na iluminação pública no Bairro do Curral foi a solicitação à Prefeitura do vereador Pedro Luiz Ferreira/Pedrão da Água.

Naldo Firmino voltou à tribuna para indicar reforma nos banheiros no setor de vacinação do Posto de Saúde Central, para solicitar a construção de uma academia ao ar livre no Bairro do Piaí e para que sejam feitos estudos para uma melhoria no auxílio-alimentação (cesta básica) dos servidores municipais.

O vereador Gerson Pedroso da Silva/Gerson do Gabriel pergunta ao setor competente se há possibilidade de construção de um redutor de velocidade (lombada) no Bairro dos Gabriel, em frente à Escola Municipal José Gabriel Machado.