Requerimento aprovado cobra Prefeitura por explicações sobre problemas com coleta de lixo

por pedro — publicado 29/08/2018 16h34, última modificação 04/12/2019 15h59
Sessão teve ainda debates sobre muro de contenção, falta de medicamentos e moções de aplausos.

Vereadora Rozi na tribuna

A sessão desta terça-feira, dia 28 de agosto, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna contou com a leitura e debates de quatro requerimentos da vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, a Rozi da Farmácia. Os de números 63 e 64/2018, aprovados por todos os vereadores, pedem à Prefeitura esclarecimentos sobre o processo de coleta de lixo no município.

O nº 63 quer saber os motivos dos problemas que vêm ocorrendo na última semana: o lixo não tem sido retirado pela empresa contratada, ou é retirado, de maneira improvisada, por funcionários públicos. Este requerimento solicita também a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marco Antônio Falci de Mello, ao plenário da Câmara para prestar os esclarecimentos.

O outro, o de nº 64, pede detalhes e esclarecimentos à Prefeitura sobre o contrato, valores, pagamentos – se há atrasos - e a sistemática contida no acordo entre o Município de Ibiúna e a empresa Rocastro Ambiental, que faz a coleta de lixo.

Assim que aprovado, os requerimentos foram imediatamente assinados pelos membros responsáveis da Mesa Diretora e encaminhados ao Chefe do Poder Executivo.

Outros temas – O requerimento nº 65 da vereadora Rozi pede ao executivo esclarecimentos sobre uma possível falta de medicamentos vindos da FarmaSUS e dos de alto custo para o município. “Justifica-se tendo em vista que fui informada por muitos pacientes, sobre a falta desse tipo de remédio em nossas unidades de saúde”, explica a vereadora. Este requerimento teve o pedido de discussão, devendo voltar aos debates em próximas sessões.

A construção do muro de contenção ao final da Rua Maurício Barbosa Tavares Elias (rua da Câmara Municipal), no bairro Jardim Vergel de Una – divisa com o condomínio Vergel do Una – também foi debatido: há mais de quatro anos encontra-se sob espera de estudos por parte da Prefeitura, para sua recuperação e os vereadores querem saber como anda tal processo e quando pode haver início da obra que vai arrumar o local.

Aplausos – A sessão também contou com a leitura de Moções de Aplausos. Uma foi finalizada, com a homenagem de autoria do vereador Naldo Firmino à Escola Municipal Antônio Coelho Ramalho, pelo projeto que uniu comunidade, estudantes, professores, funcionários e dirigentes pedagógicos em prol de melhorias no Mirante da Figueira (ver reportagem específica em nosso site).

A outra foi apresentada pelo vereador Ismael Martins Pereira e reconhece o trabalho ministerial e social prestados em nosso município pelo pastor Marcos Roberto Dias. A Moção teve apoio de todos os vereadores.

A próxima sessão será realizada dia 4 de setembro, às 9 horas, sempre com transmissão ao vivo pela TV Câmara OnLine, em www.ibiuna.sp.leg.br .