Vereadores de Ibiúna aprovam 5 projetos importantes

por Marcos Pires de Camargo última modificação 03/12/2019 16h46
Vereadores de Ibiúna aprovam 5 projetos importantes

Vereadores aprovaram os 5 projetos na mesma sessão

A Câmara Municipal de Ibiúna aprovou, na sessão da última terça-feira (13), cinco importantes projetos de autoria do Professor Eduardo (PT). A maioria deles é relacionada com o setor de educação, sendo que o mais polêmico, autoriza empresários e comerciantes a doarem uniformes escolares a alunos de baixa renda. Em contrapartida, os patrocinadores do vestuário podem colocar sua logomarca nos uniformes. Empresas relacionadas a produtos nocivos (cigarros, bebidas etc.) e partidos políticos ficam impedidos de participarem do programa.

Outra iniciativa importante é o projeto “Adote uma Escola”, no qual empresários poderão se comprometer em colaborar com uma instituição pública de ensino. Em troca, tais empresas poderão colocar uma placa informando que são parceiros de tal órgão. “Muitos poderão patrocinar uma pintura ou a ampliação de uma sala de aula, mobílias, enfim, alguma ajuda que seja reconhecida e permanente. Em contrapartida, a empresa poderá usar isso como forma de mostrar sua responsabilidade social, o que é muito importante atualmente no mercado. Entretanto, tudo precisará ser documentado e com Nota Fiscal”, explicou Eduardo.

“Bom Contribuinte”

Os vereadores também aprovaram o projeto “Bom Contribuinte”, que autoriza a prefeitura a sortear prêmios a cidadãos que pagarem em dia seus impostos. “Já oferecemos a anistia de jutos e multas aos que não conseguem quitar seus débitos, nada mais justo que beneficiar também os que são adimplentes. Além disso, é uma forma de incentivar as pessoas a acertarem em dia seus impostos. Isso será bom, tanto para o município, como para a população”, destacou o autor da proposta.

Em São Roque, através de uma Lei semelhante, a prefeitura está sorteando um carro zero para quem paga em dia seus impostos.

Banco de Sobras

Outra Lei aprovada é a que cria o Banco de Sobras de Materiais de Construção. A medida visa que pessoas possam doar as sobras das obras ao Fundo Social do Município. “Vejo que muitas vezes, sobram telhas, tijolos, areia e outros materiais em várias construções. Ao mesmo tempo, diversas famílias carentes, sempre procuram a administração para pedirem telhas, tijolos e outros materiais. As empreiteiras e pessoas com maior poder aquisitivo, poderão doar as sobras de suas construções à prefeitura, que depois se responsabiliza em repassar as doações aos carentes. Tudo feito após triagem social. É uma forma de ajudar os mais necessitados e também colaborar com o meio ambiente, uma vez que estará aproveitando produtos que, muitas vezes seriam dispensados em terrenos baldios”, disse Eduardo.

Ao final das votações, o presidente da Câmara, Charles Guimarães (PRB), parabenizou Eduardo pelas proposições e ressaltou a importância do trabalho dos vereadores. “Estamos fazendo o possível para melhorar a situação do município, criando projetos, colaborando e cobrando diariamente a administração, enfim, tudo o que está ao nosso alcance, está sendo feito. Infelizmente, nossas ações são bastante restritas. Entretanto, buscamos fazer até mais do que a nossa obrigação”, concluiu Charles.