Câmara de Ibiúna cria Comissão Especial para apurar problemas com saneamento

por Marcos Pires de Camargo última modificação 06/12/2019 15h51
Câmara de Ibiúna cria Comissão Especial para apurar problemas com saneamento

Todos os vereadores apoiaram a criação da CEV do saneamento

Foi nomeada, ontem (18), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que irá analisar os problemas com saneamento básico no município.  A medida foi proposta pelo vereador Ismael Pereira (PRB) e também deverá servir de base para renovação ou não do contrato de concessão com a Sabesp, que precisa ser definida ainda este ano.

A Câmara Municipal de Ibiúna já havia aprovado por unanimidade, na sessão do último dia 4, a criação da CEV, que será composta pelos seguintes vereadores: presidente - Ismael; vice-presidente - Roque José Pereira (DEM); relator - Professor Eduardo (PT); e membros José Brasilino (PDT) e Paulinho Sasaki (PTB). A primeira reunião está marcada para o próximo 26, às 10 horas, no plenário da Câmara. Todos os munícipes estão convidados a participar.

De acordo com Ismael, a criação desta comissão se fez necessária pelos problemas com o esgoto a céu aberto em quase todo município. “Há 30 anos que a Sabesp está em Ibiúna e nenhum bairro da zona rural possui saneamento básico. No Paruru, que a verba já está liberada, foi uma luta para que a obra fosse iniciada. Existe ainda o problema no Piai, onde a construção da rede de tratamento já se estende há décadas. São inúmeras as reclamações de moradores neste setor. Por isso, vamos chamar todos os envolvidos aqui na Câmara para dar uma resposta à população e ficar em cima dos responsáveis”, declarou o vereador.

Renovação do contrato

Ele acrescentou que está sendo proposta uma renovação do contrato com a Sabesp por mais 30 anos. “Tal concessão deverá ser aprovada ainda este ano. Sendo assim, será muito pertinente esta comissão para acompanhar de perto esta negociação. Vamos fazer uma análise completa da situação, consultar empresas especializadas, exigir metas e outros quesitos. Nas três últimas décadas de Sabesp no município, o resultado é muita reclamação da população, pouco investimento da estatal e muitos problemas para o nosso meio ambiente. Até a rede de captação de água precisa ser revista”, enfatizou Ismael.

O Professor Eduardo (PT) acrescentou que a Comissão também irá ajudar a administração municipal a tomar a decisão correta frente a renovação ou não do contrato com a Sabesp. “O depoimento de engenheiros, moradores, diretores e demais pessoas da sociedade, servirá de subsídio para ajudar nesta discussão. Nós, vereadores, iremos aprender mais sobre saneamento para quando chegar o momento de aprovarmos a concessão, que influenciará no futuro de Ibiúna”, declarou Eduardo.

Já o vereador Jamil Marcicano (DEM) lembrou da importância de se investir em saneamento, setor geralmente esquecido pelas autoridades. “Por ficar debaixo da terra e não dar votos, a maioria dos prefeitos deixa de lado este setor muito importante. Estudos comprovam que a cada R$ 1 investidos em saneamento, são economizados R$ 4 com saúde pública. Esta comissão terá muito respaldo para atuar, uma vez que somos uma estância turística em plena Mata atlântica”, disse Jamil.

Paulinho Sasaki (PTB) encerou a discussão dizendo que, além do esgoto, diversos bairros do município também sofrem com as frequentes falta de água potável. “No Recanto das Orquídeas, por exemplo, diversos comerciantes e a população em geral sempre estão tendo prejuízos em função das constantes falta de água. Esta renovação irá influenciar nos próximos 30 anos, é praticamente uma vida. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao aprovar tal concessão”, finalizou o vereador.