C.E.V. da Saúde visita Posto Central

por Marcos Pires de Camargo última modificação 03/12/2019 16h47
C.E.V. da Saúde visita Posto Central

C.E.V. vai ao Posto de Saúde Central

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), que investiga as causas do caos na saúde pública de Ibiúna, esteve no Posto de Saúde Central, no último dia 21. Na oportunidade, os vereadores visitaram as instalações, requisitaram alguns documentos e conversaram com a Diretora das Unidades Básicas de Saúde – UBS (Postos de Saúde), Mariza Póla.

Os vereadores ficaram indignados com a falta de produtos simples nos postos de saúde, como esparadrapos, luvas, ataduras e outros materiais básicos. “Está um verdadeiro caos.

Algumas enfermeiras quase apanharam dos pacientes porque não havia como fazer o curativo deles. Faço a requisição de diversos produtos, mas infelizmente, raramente sou atendida”, declarou Mariza.

O vice-presidente da CEV, Ismael Pereira (PRB) disse que é um absurdo faltar medicamentos básicos, uma vez que já foram investidos quase R$ 12 milhões na saúde pública de Ibiúna apenas nos primeiros seis meses de 2009. “Queremos cópia de todo medicamento que foi solicitado, o que veio e o que não veio para juntarmos a documentação da CEV. A população não pode mais sofrer com este descaso”, protestou Ismael.

Pedrão da Água (PTB), presidente da CEV, explicou que, inicialmente, o trabalho vai se concentrar nos problemas com a falta de médicos e, em seguida, vão partir para o setor de medicamentos. “Vamos verificar onde foram parar os remédios, os Mandatos de Segurança não cumpridos, onde e de que forma foram adquiridos os medicamentos, valor pago, enfim, tudo relacionado a esta área. Acreditamos, pelas primeiras investigações, que existe uma ‘máfia’ atuando na saúde pública do município, que será desmascarada através da CEV”, explicou Pedrão.

Neste sentido, a CEV também solicitou os documentos que comprovem a presença dos médicos, a autorização das férias dos mesmos e as planilhas de pagamento. “Vamos colher todos os dados, fazer um comparativo detalhado para ver se há irregularidades”, destacou o presidente da CEV.

Exames

Outro caso que causou indignação nos vereadores foi o cancelamento da coleta de exames nos postos de saúde. De acordo com Mariza, tal procedimento está sendo feito exclusivamente no Hospital Municipal, o que é mais demorado e incômodo para a população. “Faz alguns meses que o trabalho que era muito bem feito por uma empresa da cidade foi paralisado. A partir de então, todos os que necessitam realizar exames de sangue, urina e outros precisam ir até o hospital”, declarou a diretora.

Os vereadores disseram que essa atitude foi totalmente infeliz, uma vez que os exames ficaram mais demorados, o hospital acabou ainda mais lotado e os pacientes estão sendo prejudicados por terem que vir até a cidade para realizarem tais procedimentos. “Isso não gera economia porque os exames terão que ser feitos de qualquer forma. A atitude só piorou o sistema. As coletas nos postos precisam voltar. Vamos fazer um comparativo com os preços pagos para o laboratório que presta serviço no hospital e o que fazia a coleta nos bairros para saber se tal cancelamento foi feito para favorecer alguma empresa”, prometeram os vereadores.

Postos Rurais

Os vereadores questionaram a falta de médicos em algumas UBS e o fechamento do posto da Areia Vermelha. “O hospital está congestionado porque não há atendimento na zona rural. Temos que viabilizar urgentemente a escala para colocar mais médicos, exames e outros acompanhamentos nos bairros”, ressaltou o vereador Claudinho do Rosarial (PDT), membro da CEV.

Marisa alegou que o Posto de Saúde da Areia Vermelha foi fechado já no ano passado por não ter demanda suficientes de pacientes. Claudinho rebateu dizendo que existe sim quantidade grande de pessoas a serem atendidas, uma vez que a região é extensa e abrange diversos bairros, como Rio de Una de Cima e outros.

Por: Tiago Albertin

Assessor Jornalista