Estudantes visitam Câmara e aprendem sobre rotina do Legislativo Municipal

por pedro — publicado 20/06/2017 11h50, última modificação 20/06/2017 12h32
Além da participam jovem na assistência, Sessão Ordinária desta terça-feira foi marcada pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e pelo Plano de Demissão Voluntária aos servidores da Câmara Municipal.
Estudantes visitam Câmara e aprendem sobre rotina do Legislativo Municipal

Vereadores e estudantes, na assistência da Câmara Municipal

Pouco mais de vinte alunos da escola pública do Verava/Bela Vista estiveram nesta terça-feira, dia 20, na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, acompanhando a rotina de uma sessão e conhecendo de perto o trabalho dos vereadores.

“Dentro do Projeto Cidadania, o intuito é levar nossos estudantes a conhecer os poderes públicos municipais e hoje foi dia de visitar a Câmara”, explicou a professora que acompanhou os jovens, Rose Soares Silva.

Os alunos estão no 9º ano do Ensino Fundamental e gostaram do que viram: “Aprendemos como eles (vereadores) trabalham e com se comunicam na tribuna”, destacou Miriam Santos, de 14 anos. “É muito interessante saber que aqui são pedidas as melhorias que a cidade precisa”, comentou Rebeca Rocha, também de 14 anos.

Ao final da Sessão Ordinária, a Mesa Diretora da Câmara ofereceu um lanche aos estudantes. Os vereadores posaram para fotos com os jovens e o presidente da Casa, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, conversou com os estudantes, detalhando o funcionamento do Poder Legislativo e respondendo perguntas dos alunos.  Estes terão, segundo a professora Rose, que escrever um relatório sobre “como foi a visita à Câmara”.

“Todo contato com a população é muito importante, pois os vereadores existem para, exatamente, representar as demandas da população. Ficamos contentes que jovens se interessem e conheçam a Câmara, pois no futuro serão eles quem trabalharão e ocuparão este recinto”, disse o vereador Pedrão da Água.

Votações – O dia teve leituras, indicações e votação. Foi aprovada por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), projeto que orienta e determina com deve ser usado o orçamento do próximo ano (o orçamento ainda será debatido e votado no segundo semestre, esta é apenas uma sugestão). E foi lido projeto para a criação um Plano de Demissão Voluntária, para ajustes no funcionalismo da Câmara Municipal.

Indicações – Entre as indicações apresentadas hoje, destaca-se a da vereadora Rozi da Farmácia, que pede esclarecimentos à Prefeitura dos motivos da não inauguração do centro de Referência do Idoso, que já teve a obra do prédio concluída; e a solicitação de internet no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, do bairro do Piaí, para que os prontuários possam ser lançados no sistema com mais rapidez, feita pelo vereador Ismael Martins Pereira.

É bom lembrar que Indicação é um recurso, em forma de documento, que o vereador envia à Prefeitura, ou outro órgão municipal, encaminhando uma reinvindicação de um eleitor. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore, até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las. Cabe ao prefeito ou secretário atender, ou não, à solicitação, sem que para isso precise ter sido apresentado algum projeto do vereador.