Cor rosa toma conta da Câmara: pela consciência ao combate do câncer de mama

por Pedro Jorge Courbassier publicado 06/10/2017 10h15, última modificação 06/10/2017 10h15
Com o “café da manhã Outubro Rosa”, vereadores, funcionários e colaboradores usaram roupas, laços e decoraram espaço público em apoio ao combate da doença.
Cor rosa toma conta da Câmara: pela consciência ao combate do câncer de mama

Equipe da Câmara apoia o Outubro Rosa

Uma movimentação diferente foi presenciada na sede da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna na tarde desta sexta-feira, dia 6 de outubro. Além de laços com tonalidade rosa foram fixados em portas e na entrada do prédio, os funcionários da Casa trocaram os uniformes e vestiram peças de roupa da mesma cor. Isso por que neste mês é considerado o Outubro Rosa, uma ideia de conscientização sobre os perigos e métodos de diagnóstico do câncer de mama, que tantas vítimas faz todos os anos no País.

“A dinâmica de colocar algo rosa e fazer este encontro entre os colaboradores da Câmara é para contribuirmos na conscientização da prevenção da doença. A medicina aponta que se for diagnosticado cedo, o câncer de mama é curável. Assim, se todos fizerem sua parte – e a nossa é sensibilizar nossas funcionárias, e por meio da divulgação desta simples atitude, levarmos a ótima ideia do Outubro Rosa a todo o município”, explicou o presidente da C6amara, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água.

Ao lado do presidente, estiveram no “café da manhã Outubro Rosa” com funcionários e colaboradores da Casa, os vereadores Elisângela do Escolar, Rozi da Farmácia, Abel do Cupim, Gerson Pedroso e Claudinho Coragem, todos apoiando a causa, seja vestindo rosa ou usando o laço da campanha.

Mais sobre o Outubro Rosa - A escolha da data se dá pois o 19 de outubro é considerado o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama. A estratégia foi concebida por órgãos internacionais de saúde pública e é incentivada no Brasil pelo Ministério da Saúde, para a conscientização das mulheres sobre a detecção precoce doa doença.

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Essa doença assusta várias mulheres e a melhor forma de prevenção são os exames para detecção precoce.

É o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele. Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovaram que em 2014 aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

 

Principais sintomas:

Nódulos palpáveis na mama ou região das axilas.

Alterações na pele que recobre o local do nódulo.

Região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja.

 

Fatores de risco:

O câncer de mama geralmente afeta as mulheres acima dos 35 anos e os principais fatores de risco são: mulher que teve a menstruação precocemente; primeira gravidez após os 30 anos; não ter filhos e menopausa depois dos 50 anos, que é considerada tardia.

O histórico familiar é também um dos principais fatores de risco, principalmente se um ou mais parentes de primeiro grau, como mãe e irmã, tiveram a doença antes dos 50 anos.

 

Como prevenir?

Para a prevenção do câncer de mama é importante realizar o autoexame, apalpando as mamas, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade. Esse autoexame deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual. As mulheres que não menstruam devem escolher uma data para fazer a avaliação.

Outro método de prevenção é fazer exame de mamografia rotineiramente de acordo com a indicação do ginecologista.  Quanto mais cedo detectar o tumor, maiores a chances de se obter a cura. Na etapa inicial da doença, a probabilidade de cura é de 95%. Além disso, é importante ter hábitos saudáveis, fazer atividade física regularmente, não fumar, ingerir pouca bebida alcoólica e ter uma alimentação equilibrada evitando alimentos gordurosos.


Espaços de referências a um maior conhecimento da doença:

 

Instituto Nacional de Câncer

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home+/mama/cancer_mama

Centro de Combate ao Câncer

http://www.cccancer.net/downloads/mama_net.pdf

Associação de Obstetrícia e Ginecologia de do Estado de São Paulo

http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar/rastreamento-do-cancer-de-mama-e-do-colo-do-utero

Hospital Albert Eintein

http://www.einstein.br/einstein-saude/vida-saudavel/crianca-e-adolescente/Paginas/ha-hora-certa-para-ser-mulher.aspx

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.