Acompanhe como foi a sessão desta semana na Câmara Municipal de Ibiúna

por Pedro Jorge Courbassier publicado 15/08/2018 17h05, última modificação 16/08/2018 08h45
Aqui você encontra um resumo dos debates, requerimentos, indicações, votações e todo o trabalho dos vereadores. Entre os debates, o trabalho da Sabesp no município, as obras de duplicação da Bunjiro Nakao, a falta de coleta de lixo, reparos em estradas rurais e prestação de contas da Prefeitura.
Acompanhe como foi a sessão desta semana na Câmara Municipal de Ibiúna

Plenário durante sessão de 14 de agosto

A 23 sessão ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna teve a homenagem com entrega de Moção de Congratulações  ao Bispo Diocesano em visita ao município (acompanhe reportagem em http://ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/bispo-diocesano-recebe-homenagem-dos-vereadores ) e teve mais: foram apresentadas indicações, requerimentos, debatida e votada a continuação de duas frentes parlamentares. Confira um resumo, a seguir.

Comissões - Por conta de prazo de validade, foram reconstituídas duas Comissões Parlamentares. Uma delas é uma antiga luta dos vereadores de Ibiúna, “desde 2015”, lembra o vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, que segue presidindo a Comissão. Esta tem o nome de Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia Bunjiro Nakao e tem a finalidade de centralizar esforços por melhoria na SP-250. A prorrogação dos trabalhos por mais 180 dias e mantém os cinco vereadores que até então faziam parte da Frente: Pedrão da Água, Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino, Carlos Eduardo Gomes/Pururuca, Claudinei Gabriel Machado/Claudinho Coragem e Devanir Cândido Andrade/Devanil da Ressaca.

Junto à Sabesp – Outra Comissão Especial é a que prorroga os trabalhos para acompanhamento e tomada de posições da Câmara Municipal em relação à execução do contrato de concessão vigente entre Sabesp e o município de Ibiúna, bem como das obras decorrentes do Consórcio São Lourenço. Esta Comissão tem como presidente o autor da proposta, o vereador Ismael Martins Pereira, atual vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara. Como se renovou, os outros da Comissão serão escolhidos.

Moção de Repúdio – A vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, a Rozi da Farmácia, teve apoio unânime em sua Moção de Repúdio à cursos de graduação na área da saúde na modalidade EAD – ensino à distância – em sua totalidade. “Fazer um curso de saúde totalmente à distância, causa prejuízo na capacitação do futuro profissional. Como alguém vai, por exemplo, aprender dissecação, sem estar num laboratório apropriado para isso?”, questiona a vereadora. Durante a apresentação da moção, a vereadora lembrou que o Conselho Nacional de Saúde se posicionou contrário a esta resolução. Após a aprovação da Moção de Repúdio contra EAD total nos cursos de saúde, foi solicitado o envio do documento de Ibiúna para a Câmara e para o Senado federais, em Brasília.

Requerimentos – A vereadora Rozi voltou à tribuna na sessão de terça-feira, dia 14 de agosto, para apresentar seis requerimentos junto à Prefeitura. Apenas um foi aprovado, o que solicita a prestação de contas completa, como contrato de trabalho e pagamentos realizados pelos prestadores de serviços durante as tradicionais Festividades de Maio.

Os outros requerimentos foram apresentados, mas a bancada de apoio ao prefeito João Mello pediu discussão para que novos debates sobre os temas sejam analisados. Entre os temas desses requerimentos, estão o “novo prazo para o término da construção do muro de contenção na Avenida João Benedicto de Mello Júnior”, bem como valores e pagamentos; informações sobre a regularização fundiária em bairros rurais e urbanos do município; “quais as medidas adotadas quanto aos péssimos serviços prestados pela empresa de transporte público”; e sobre “o não depósito do FGTS e recolhimento ao INSS” dos funcionários públicos do município.

Outras pautas - Outra vereadora que teve requerimento apresentado e que foi solicitada “discussão” foi Elisângela Soares: o que pede “fotocópias dos Relatórios Analíticos de Despesas empenhadas e pagas para fornecedores e dotação orçamentária de todas as Secretarias do Executivo”, desde janeiro de 2017.

O mesmo caso de mais análise foi para os pedidos do vereador Lino Junior: informações referentes à falta de abastecimento de água potável, via caminhão-pipa, em determinados bairros; e outro que solicita a convocação do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, para esclarecimentos sobre a falta de retirada de lixo das caçambas.

Água encanada – Outro vereador, Paulo César Dias de Moraes, o Paulinho Dias, teve requerimento aprovado e que trata de pedido à Sabesp para estudar a implantação de água encanada para os bairros Feital e Paiol Grande (Estrada Municipal Honorato Antônio Leite).

Moção de Apoio: aumento do Fundeb – Também nesta sessão foi aprovado pedido encaminhado ao Senado Federal para aumento de valor per capita do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, para alunos com necessidades educacionais especiais.

Moção de Pesar pelo falecimento do médico German Antonio Yllas Perez, ortopedista que atuou por mais de 15 anos em Ibiúna, também foi apresentada, votada e aprovada durante a sessão.

INDICAÇÕES

Foram sete as indicações ( pedido de ações – principalmente obras e reparos - da Prefeitura) durante a sessão. A vereadora Elisângela Soares solicitou ao setor competente a troca de lâmpadas em doze ruas e travessas de Ibiúna. O mesmo pediu o vereador Naldo Firmino, citando o bairro da Figueira.

As outras indicações - dos vereadores Rozi e Ismael - trataram de colocação de contêiner e serviços de limpeza; motonivelamento e cascalhamento da Estrada do Saltinho (Bairro Vargem do Salto); pintura de faixas e colocação de lombadas na estrada vicinal Presidente Tancredo Neves (Capim Azedo); mais presença de guardas civis municipais nas saídas de escola.

A próxima sessão está marcada para às 9 horas do dia 21 de agosto. Todos estão convidados a participar ou a assistir online em www.ibiuna.sp.leg.br .

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.